quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

FRAGMENTOS


§ 1

A vida na sociedade contemporânea deve se dar como agonística. É por isso que a cínica educação cristã-burguesa é tão deplorável, mentirosa e repugnante.

§ 2

A vida se dá no confronto das vontades.

§ 3

As "toupeiras" acreditam no discurso ideológico que propõe que todos os trabalhadores devem ser empreendedores. No entanto, não percebem devido ingenuidade intelectual, fé inabalável ou insuficiente visão crítica, que a contemporaneidade produz a subproletarização da maior parte dos trabalhadores do mundo.

§ 4

O professor não deve ser carcereiro ou domador, pois, a princípio o professor é aquele que tem algo a ensinar, um conhecimento adquirido em nível superior que o capacita a trabalhar o ensino das novas gerações. Em outras palavras, o trabalho educacional não deveria ter nenhum contato com a tarefa de controle e repressão. Então, por que é assim em relação à grande maioria de alunos que frequentam as nossas escolas?

§ 5

Na sociedade brasileira, há um forte bloqueio no que concerne a observação, reflexão e propostas para reforçar a democratização dos espaços.

§ 6

Talvez a sociedade brasileira ainda precise de ao menos 50 ou 100 anos de democracia sem interrupção para poder efetivá-la. Em 25 anos ainda não foi possível constatar a organização dos espaços e instituições com base nos princípios democráticos. Muitas vezes, os espaços e instituições carecem de um verdadeiro espírito democrático, pois, apesar de vivermos sob um estado democrático de direito, os membros da sociedade e as próprias instituições ainda carregam traços autoritários, muitas vezes bastante carregados.
O que chamaremos aqui de micropolítica não consegue absorver todos os membros da sociedade, seja por ainda carregar os mencionados traços autoritários, seja por conta de indisposições individuais produzidas pelos mais variados motivos. Talvez um dos motivos que bloqueie a participação efetiva tenha sua base na educação, pois entendemos que a sociedade brasileira ainda não conseguiu iniciar o processo educativo para a democracia.

§ 7

Dificuldades para a prática docente: Como sabemos, são as mais variadas. Além da perda cada vez maior do prestígio social - ousamos dizer que não há mais o menor vestígio - , vemos o constante desrespeito do alunado, além do controle das esferas "superiores" que reforçam o tratamento cinicamente desrespeitoso. O que se espera do professor? Apenas manter os alunos durante 45 e 50 minutos na sala de aula? Vigiar e punir o alunado durante o período exigido? Ser capaz de executar aquilo que exigem, ou seja, tudo o que concerne ao controle, menos a troca de saberes, a apresentação às gerações mais jovens de tudo aquilo que foi consagrado como conhecimento pela tradição ocidental. Como sair desse imbróglio? Como resistir e romper com a opressão? A sensação de impotência diante de tudo o que foi dito até aqui é desoladora.





Um comentário:

Lecy'ns disse...

olá...

concordo em gênero, número e grau!!!!

abçs :)